O amazofuturismo é um movimento artístico que se manifesta de várias formas. Na literatura, ele se apresenta na forma de contos, coletâneas e romances. Sendo uma manifestação do pensamento, o amazofuturismo se apresenta como um gênero livre para todas as pessoas. E isso é garantido pela Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 5º, parágrafo IV, diz:
“É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.”
Sendo livre a manifestação do pensamento, e sendo a literatura uma forma de manifestação do pensamento, qualquer pessoa pode escrever textos, contos, novelas ou romances amazofuturistas, pois esse direito está garantido pela Constituição Federal. Opiniões contrárias a isso são, portanto, inconstitucionais e, portanto, fora da Lei.
Além disso, o mesmo Artigo 5 diz:
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade…”
A igualdade garantida no Artigo 5 revela que todos são livres, ética e moralmente, para manifestar sua arte e suas opiniões, solidificando a ideia de que qualquer um pode escrever no gênero amazofuturista, sem qualquer tipo de constrangimento. Tal artigo diz respeito à liberdade de expressão, um dos pilares fundamentais das democracias.
Considerando isso, o amazofuturismo se consolida, enquanto movimento artístico, contra toda forma de censura, inclusive as formas veladas, conhecidas como “lugar de voz”, “cancelamento”, “apropriação cultural”, entre outras. Essas formas sutis de censura foram criadas para que os censores se sintam à vontade para calar o outro, para impor regras de conduta que ferem a liberdade, e para manter sob o controle deles a própria cultura, impedindo que todos tenham liberdade criativa e acesso a ela.
Portanto, a resposta para a pergunta “quem pode escrever amazofuturismo?” é uma só: todos.
outros temas amazofuturistas
Escritora Duda Rodrigues
Entrevista Duda Rodrigues Duda Rodrigues cresceu subindo árvores no Rio de Janeiro, assim o mundo natural se tornou parte indissociável de sua escrita. Desde a infância é curiosa e observadora, sempre na tentativa de compreender os peculiares detalhes da vida,...
Artista Marcelo Oliveira de Souza
Conheça mais um artista amazofuturista. Marcelo Oliveira de Souza, nascido em Contagem, Minas Gerais, tem 46 anos e desde cedo demonstrou interesse pelo desenho, influenciado por um amigo fã de quadrinhos e mangás. Ele começou desenhando os personagens das revistas...
Rogério Pietro criou os Cinco Pilares do Amazofuturismo
O Cinco Pilares do Amazofuturismo são sugestões fundamentais para identificar e classificar o gênero da ficção científica dentre tantos outros. O escritor Rogério Pietro, autor do primeiro romance amazofuturista, é o criador dos Cinco Pilares que sugerem como deve ser...