Escolha uma Página

Artigos sobre Amazofuturismo

Amazofuturismo e a quarta onda

Amazofuturismo e a Quarta Onda da ficção científica brasileira

por | set 5, 2021

Seria o amazofuturismo um dos subgêneros expoentes de uma Quarta Onda da ficção científica nacional?

De acordo com o professor Alexander Meireles da Silva, da Universidade Federal de Catalão e criador do Canal Fantasticursos, o surgimento de um subgênero ou movimento é uma das características fundamentais para a definição de uma nova Onda.

Em seu artigo intitulado “Sobre diversidades e regionalidades: a ascensão da Quarta Onda da ficção científica brasileira”, o professor Alexander estuda as convulsões criativas da atualidade e conclui que o amazofuturismo, ao lado do afrofuturismo e do sertãopunk, definem o início de uma nova Onda que reúne criações e autores inéditos.

Diz o pesquisador em seu artigo:
“Em termos de narrativas longas, a ênfase de João Queiroz no cuidado a ser observado na abordagem da cultura nativa norteia a proposta do primeiro romance amazofuturista – Amazofuturismo (2021), de Rogério Pietro. Na obra, ambientada no período do descobrimento do Brasil, Pietro apresenta o choque entre a fictícia aldeia dos Tabora Boti, possuidora de tecnologia altamente desenvolvida e em harmonia com a natureza, e colonizadores europeus detentores de maquinário steampunk.” (Silva, 2021)

Dessa forma, o professor conclui que o recente surgimento da Quarta Onda está claro a partir da ênfase regionalista que esses novos subgêneros trouxeram. Assim, o romance Amazofuturismo, primeiro do novo subgênero, desponta como um dos precursores da Quarta Onda da ficção científica brasileira, agregando ideias e conceitos estéticos inovadores.

Sendo um subgênero novo, ainda há muitas histórias a serem contadas, além de ideias a serem exploradas. Porém, ao que tudo indica, a Quarta Onda – assim como o amazofuturismo – já nasceu com muito fôlego para crescer e ganhar o mundo.

Referência:
SILVA, A. Sobre diversidades e regionalidades: a ascensão da Quarta Onda da ficção científica brasileira. Memorare, Tubarão, v. 8, n. 1, jan./jun. 2021. ISSN: 2358-0593.

Artigos Relacionados

O que significa a palavra Amazonas?

O que significa a palavra Amazonas?

Existem muitas dúvidas e desinformação a respeito do que realmente significa a palavra Amazonas, que dá nome à maior floresta tropical do mundo, a um estado brasileiro e ao maior rio do mundo em volume de água. Essas dúvidas e desinformações são compreensíveis quando...

Amazonas Gregas versus Amazonas Amazônicas

Amazonas Gregas versus Amazonas Amazônicas

Afinal, de onde surgiu o mito das guerreiras que viviam em uma sociedade composta apenas por mulheres? O poeta da Grécia Antiga chamado Homero, que viveu entre os séculos VIII e VII a.C., é considerado o autor do texto Ilíada, um clássico grego. É justamente na Ilíada...

Por que o amazofuturismo não é um regionalismo

Por que o amazofuturismo não é um regionalismo

Sendo o amazofuturismo um gênero da ficção científica que explora a estética do Bioma Amazônico, unindo os povos indígenas a tecnologias e conceitos futuristas, a ideia de um suposto regionalismo cai por terra. Existem algumas razões para isso. A principal delas é que...