Rede de micélios é provavelmente uma das descobertas científicas mais importantes do nosso tempo. Ela pode ser entendida como uma internet biológica formada por fungos, e se espalha pelo solo saudável, se conectando a plantas e árvores pelo caminho. Essa rede troca informações químicas e, provavelmente, elétricas, transportando nutrientes, substâncias sinalizadoras e dados a respeito de predadores herbívoros, por exemplo. Essa rede foi muito bem trabalhada no conto de ficção científica Amazônia Viva, publicado em 2021, que faz parte do universo do Amazofuturismo.
A rede de micélios também pode ser comparada a um sistema nervoso, onde as informações trafegam e viajam em todas as direções. Então, existe mesmo a possibilidade de que essa rede gigantesca, de milhares de quilômetros quadrados, possa formar um tipo de consciência pensante. E é justamente isso o que o livro Amazônia Viva fala. A rede recebe o nome de Grande Consciência Verde pelos personagens dos livros da série Amazofuturismo.
No terceiro livro, a ser publicado ainda em 2025, a rede de micélios vai voltar com um papel crucial na trama, funcionando como uma grande rede onde as consciências humanas podem viajar e se comunicar. Tal ideia também começou a ser trabalhada no livro Amazofuturismo 2: Primavera Ancestral, publicado em 2022, e será aprofundada no terceiro livro.
O amazofuturismo é isso. Tem a ver com o Bioma Amazônico e a comunhão entre todos os seres vivos, o que está de acordo com o Quinto Pilar do Amazofuturismo.
Quer saber mais sobre a rede de micélios? clique aqui.
